top of page
Marble Surface

Reembolso Médico

Permite a livre escolha do paciente e valorização de seu médico..

O reembolso médico está previsto na lei nº 9656/98.

Veja como e quando utilizar. Saiba mais!

O paciente escolhe de maneira livre o médico que prestará o serviço, obtendo o reembolso de acordo com os valores acertados em contrato. A política para solicitar o reembolso varia de acordo com o plano de saúde (pelo aplicativo do convênio, por e-mail, pelo website do plano, por correio,..).
 

O sistema de reembolso funciona da seguinte forma:  o paciente escolhe o prestador de serviço de sua confiança (que não precisa pertencer a nenhuma rede credenciada). Efetua o pagamento da consulta e após o envio do recibo, num prazo máximo de 30 dias, a seguradora deve reembolsá-lo de acordo com o seu contrato.

 

O reembolso é a melhor maneira de utilizar o seu plano: você escolhe seu médico de confiança, seu hospital e seu laboratório. Não há intermediários entre você e seu médico, permitindo um relacionamento mais franco.

Resumindo, o convênio irá reembolsar o valor integral ou parcial pago na consulta diretamente para o paciente.

Auxiliamos nossos pacientes a obter o reembolso médico de forma correta, garantindo tranquilidade e agilidade.

O Que é e Como Funciona o Reembolso Para Consultas Médicas?


O sistema de reembolso é a melhor forma de utilizar o convênio, uma vez que o paciente realiza a consulta com o médico de sua confiança. Realiza o pagamento e solicita a nota fiscal ou recibo contendo o valor da consulta, data em que foi realizada, nome e número do registro do médico. Esta nota fiscal deve ser encaminhada para o convênio. Alguns dias depois o valor do reembolso pré-estabelecido no momento de contratação do plano é depositado na conta do segurado (este processo pode demorar de 5 a 30 dias, a depender da operadora). Caso o pagamento seja feito através de cartão de crédito ou cheque, é provável que o paciente receba o reembolso antes do pagamento da fatura ou depósito do cheque.
 

Quais as Vantagens do Reembolso Para Consultas Médicas?


O reembolso para consultas médicas permite total liberdade para escolher o profissional de sua confiança, relizando o agendamento diretamente na clínica escolhida sem a necessidade de utilizar a central de agendamentos do plano.

Além disso, um tratamento diferenciado que seu médico de confiança irá oferecer. Com esse método muitas vezes o paciente consegue agendar um horário com muito mais facilidade e agilidade. Ou seja, o paciente fará uma consulta particular com os custos parcial ou totalmente cobertos pelo convênio.


 

Como Saber se Tenho Direito e Qual Valor do Meu Reembolso Para Consulta Médica?


A maioria dos convênios dá direito a reembolso médico e possuem uma tabela com valores pré-fixados para cada tipo de plano. Caso o paciente não saiba o seu valor de reembolso, basta verificar no aplicativo ou ligar na central de atendimentos (número de telefone no verso da carteirinha do convênio). A solicitação do reembolso médico é válida quando o médico ou clínica não são credenciados em seu plano de saúde. 
 

 

Como Funciona o Reembolso Para Procedimentos Médicos?


O processo de reembolso para procedimentos médicos funciona da mesma forma que para consultas médicas. A clínica irá fornecer a nota fiscal contendo o procedimento realizado e a data do mesmo, valor pago, nome e registro do médico. Esta nota é enviada ao convênio.
 

 

Como Funciona o Reembolso Para Cirurgias?

Auxiliamos nesta etapa para que o paciente tenha a maior tranquilidade e o menor trabalho possível!


Uma vez indicada uma cirurgia, o médico fará um relatório chamado “Solicitação de Prévia de Reembolso”, no qual detalha a cirurgia a ser realizada e a necessidade do procedimento. Este documento também contém o orçamento detalhado dos honorários para toda a equipe cirúrgica.


Este relatório é encaminhado ao convênio médico. Cada operadora tem um processo de envio diferente. Após alguns dias o convênio responde com a Prévia de Reembolso, um documento que discrimina o valor que o paciente irá receber do plano de saúde referente à cirurgia que irá realizar. 

Após a realização da cirurgia, o médico emite a nota fiscal ou recibo contendo o valor dos honorários da equipe cirúrgica, bem como um Relatório Médico explicando o procedimento realizado. Estes documentos são enviados ao convênio.  

O reembolso é pago ao paciente em até 30 dias após o envio dos documentos, dependendo da operadora.

 

 

Todos os Planos Médicos Oferecem Reembolso Médico?

 

A maioria oferece. Atente-se antes da contratação para fazer a escolha do que melhor atenda as suas necessidades.

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de nos perguntar. Ficaremos felizes em ajudar!

8_edited.jpg
7_edited.png
9_edited.jpg
6_edited.jpg
10_edited.png
bottom of page